Diretoria de EaD realiza ações no Outubro Rosa – Educação a Distância

Diretoria de EaD realiza ações no Outubro Rosa

Durante o mês de Outubro, a Diretoria de Educação a Distância realizou ações voltadas à conscientização de estudantes e servidores a respeito da prevenção e detecção precoce do câncer de mama. Além do uso dos lacinhos rosa junto ao crachá e a organização do traje rosa para marcar o mês, a Diretoria de Educação a Distância também efetuou a divulgação de material informativo sobre a doença para seus estudantes, como forma de colaborar educativamente para divulgar as formas de prevenção.

O Material divulgado

O material foi produzido pelo Ministério da Saúde e pelo INCA – Instituto Nacional do Câncer, e está sendo divulgado aos estudantes dos cursos ofertados a distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) IFPR Virtual. A cartilha ensina sobre a importância de se adquirir hábitos saudáveis de vida como forma de controle dos fatores de risco e da importância da mulher conhecer o seu próprio corpo,  realizando o autoexame das mamas e detectando possíveis alterações que necessitem da avaliação de um profissional da saúde (médico ou enfermeiro). Também recomenda que mulheres entre 50 e 69 anos façam a mamografia a cada 2 anos.

A seleção do material foi realizada pela Profa. Vania Camargo, Coordenadora de Ensino Técnico, e pela Profa. Kriscie Venturi, Diretora de Ensino e Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais, ambas com formação na área da Enfermagem. Algumas medidas podem ser adotadas pelas mulheres para reduzir o risco de câncer de mama, como “manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. A amamentação também é considerada um fator protetor para o desenvolvimento da doença”, orienta a Profa. Vânia.

Homens também devem se prevenir

Além de procurar alcançar as estudantes do sexo feminino da Educação a Distância do IFPR, esta trabalho também visa os alunos do sexo masculino, pois, ao contrário do que muitos pensam, o câncer de mama não é uma doença exclusivamente feminina, ainda que entre as mulheres seja mais recorrente. “ Alcançar os estudantes homens também é muito importante, pois eles  devem ter os mesmos cuidados, já que podem desenvolver a doença” afirma a Profa. Kriscie, “ além disso, podem ser multiplicadores das informações,  fazendo a divulgação para  outros homens e para suas filhas, esposas, mães, namoradas, amigas”, completa.

Alunos da EaD  em ação

Não foram só os colaboradores da EaD a realizar ações no Outubro Rosa, os estudantes do curso técnico EaD do Agente Comunitário de Saúde do polo de Ilha Comprida/SP participaram da realização de uma ação de conscientização a respeito da doença em sua cidade.

Link do material do INCA

Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva Câncer de mama: é preciso falar disso. / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. – 4. ed. – Rio de Janeiro: Inca, 2016.

outubro_rosa