Estudantes do curso Técnico em Serviços Públicos ofertado a distância no Câmpus Palmas participam de mesa redonda – Educação a Distância

Na última quarta (07), os estudantes do Curso Técnico em Serviços Públicos ofertado na forma a distância no Câmpus Palmas participaram da primeira atividade pedagógica de seu componente curricular de Seminários Locais. Com o objetivo de aproximar a prática da teoria, o tema da mesa foi a apresentação da gestão pública do IFPR, suas políticas, ações, documentos, fluxos e propostas.

Nesta atividade, compuseram a mesa redonda o Prof. Luciano Martignoni, Diretor Geral do Campus Palmas, o Prof. Frank Silvano Lagos, Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, o Prof. Alexandre Milkiencicz Sanches, Coordenador de Pesquisa e Extensão, o Prof. Roberto Carlos Bianchi, Coordenador de Ensino, e o Prof. Augusto Faber Flores, Coordenador da Seção Inovação e Empreendedorismo e também Coordenador Geral do NUTEAD – Campus Palmas.

Realizada no mini auditório do Câmpus, a mesa redonda compõe o projeto “Inserção no mundo do Trabalho: Relação teórico-prática profissional do Curso Técnico em Serviços Públicos”, elaborado pela Profa. Jussara Isabel Stockmanns, coordenadora do curso Técnico de Serviços Públicos em Palmas, que coordenou este evento com a colaboração do professor presencial do Polo Palmas, Prof. Bertil Levi Hammarstrom, e da Profa. Sonia Mari Miuk Rosa, professora presencial do Polo de Mariópolis.

Um evento de sucesso

Vinte e oito acadêmicos participaram da atividade, e, ao final, demonstraram seu contentamento, como o estudante Edson Rodrigo de Souza, que considerou a mesa redonda muito proveitosa, e acredita que todos deveriam estar aptos à área de Serviços Públicos, e a estudante Edenir Jussara dos Santos, que disse considerar esse curso como um divisor de águas em sua vida. “Antes de começar eu pensava de uma forma e hoje eu vejo que se abriram portas, e principalmente, que aumentaram os meus sonhos… Tenho mais vontade de crescer e eu consigo absorver melhor as coisas”, contou a estudante.

Dado o sucesso do evento e do curso, a Coordenadora, Prof. Jussara, declarou aos participantes que “ofertar o curso técnico de Serviços Públicos na modalidade EaD, e ter a honra de coordená-lo, está sendo uma experiência de superação, de oportunizar a comunidade de Palmas e de Mariópolis o acesso ao ensino de qualidade, possibilitando aos estudantes retomar os estudos, pelo menos pela realidade de alunos que temos. Retomar os estudos, porque muitos deles já estão com projetos de dar continuidade aos estudos”. Um bom exemplo é o de uma das estudantes participantes do evento, Marilene Aparecida Santana de Lara, que relatou que pretende continuar os estudos: “vou fazer vestibular de contábeis, e com este curso fui vendo que gosto da área de contábeis. Então pude perceber que é o Curso que quero. O curso de Serviços Públicos vem a acrescentar para minha formação profissional”.

Além desta mensagem, a coordenadora ainda falou aos estudantes do curso: “Parabéns a todos os estudantes, principalmente porque vocês se superaram, porque vocês são determinados, porque vocês são perseverantes e, digo mais, são e estão aprendendo a ser disciplinados e autodidatas”, finalizou.