Estudantes do Curso Técnico em Meio Ambiente do EaD do Campus Pinhais fazem visita técnica – Educação a Distância

No último dia 02 de dezembro, os estudantes do Curso Técnico de Meio Ambiente ofertado a distância pelo IFPR no Campus Pinhais e na telessala de Piraquara fizeram uma vista técnica à Mineropar – Serviço Geológico do Paraná, onde conheceram um pouco mais sobre esta empresa pública do Governo do Estado do Paraná, vinculada à Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e voltada para a Geologia e a Pedologia.

Uma visita instrutiva

A Mineropar tem como missão estudar, mapear e planejar o uso e ocupação do solo do estado do Paraná, dando suporte técnico e institucional a órgãos e entidades de governo, prefeituras municipais, instituições de ensino e ao setor privado, gerando e fornecendo as informações necessárias para o correto uso e ocupação do meio físico. Esta instituição mantem um espaço de visitação onde estes estudantes do curso de Meio Ambiente puderam realizar uma visita monitorada em diversos ambientes com exposição permanente sobre Geologia e recursos minerais do Paraná, que visam difundir as Ciências da Terra através de uma viagem sobre a história do planeta Terra, a evolução geológica dos continentes, os tipos de rochas e minerais, a geologia e os recursos minerais e seu usos, incluindo aqueles que foram estudados nas aulas de Geologia.

Além disso, puderam visitar a exposição “Terra: Origem e transformação” e observar a relação do planeta Terra com a imensidão do universo, e a importância da preservação e uso consciente dos seus recursos, para que possam, futuramente, atuar com responsabilidade como profissional do Meio Ambiente. “Foi possível aprimorar nosso conhecimento sobre temas que precisamos conhecer e que nos ajudam a compreender as mudanças que ocorrem na natureza” observou a estudante Patrícia Cardoso.

Os estudantes também comentaram sobre a experiência de conhecer na prática elementos estudados no curso de Técnico em Meio Ambiente, como Clotilde Cassero Pereira, que contou que ficou muito impressionada com a oportunidade ímpar que teve naquele dia e acrescentou: “tivemos o conhecimento e informação sobre as rochas, natureza e solo, um aprendizado para nossas vidas, também valorizamos o que tem de bom na natureza, pois dela extraímos os minerais”, ou como o estudante Carlos Roberto Pereira, que afirmou que ” aprofundamos mais o conhecimento de como surgiram os recursos naturais não renováveis e como surgiu o nosso planeta e seus satélites, o ser humano necessita dos recursos naturais para sobrevivência, mas é preciso saber extrair, para não entrar em colapso, precisamos cuidar muito do ecossistema para não ficarmos sem o bem natural mais precioso da natureza, a água potável”.

Assim, durante a visita, foi reforçada a importância da Educação Ambiental e do conhecimento do estado do Paraná como provedor de recursos minerais, e, portanto, da sua relevância econômica no país.

A Profa. Gabriela Bortolozzo, Coordenadora in loco do Curso técnico de Meio Ambiente modalidade EaD – IFPR Campus Pinhais, avaliou a experiência notando que houve dedicação de estudantes, professores e coordenação para a ampliação do conhecimento na práxis. “Aguardamos ansiosamente por mais um ano de aprendizado e muitas experiências como essa, as quais somam ao aprendizado nas trocas de todos envolvidos no curso!”, afirmou.