Estudantes realizam visita técnica à prefeitura de Palmas – Educação a Distância

Estudantes realizam visita técnica à prefeitura de Palmas

O mês de março foi marcado por um evento educativo diferenciado para um grupo de estudantes do curso Técnico em Serviços Públicos ofertado pelo IFPR na modalidade EaD em Palmas. Foi realizada a fase inicial das visitas técnicas à Prefeitura Municipal, em que a turma foi dividida em dois grupos, sendo que o primeiro foi recebido na tarde do dia 15 de março  no setor de Recursos Humanos, e o segundo grupo, por sua vez, fará sua visita no dia 10 de abril,  ao mesmo setor.

Projeto desenvolvido pelos estudantes

Segundo a professora Jussara Isabel Stockmanns, da Coordenação do Curso Técnico em Serviços Públicos do NUTEAD do Campus Palmas, os estudantes estão desenvolvendo um projeto intitulado: “Inserção no Mundo do Trabalho: Relação teórico-prática profissional do Curso Técnico em Serviços Públicos”, com o objetivo de “proporcionar o contato com o mundo do trabalho na área de Serviços Públicos, propiciando a formação profissional em serviço, com contato direto”.

O projeto prevê a realização de visitas técnicas, palestras, mesas redondas, observações e outras atividades que contribuam com a formação dos estudantes para o mundo do trabalho, conhecendo os processos de planejamento, administração, prestação de contas, licitações, gestão de pessoas, contabilidade, contratos e convênios, patrimônio, controles, ética, responsabilidades social, e todos os demais temas relacionados às práticas dos profissionais servidores públicos.

A Visita técnica à Prefeitura Municipal de Palmas

Esta atividade, organizada pela Professora Jussara e pelo Professor Presencial Bertil Levi Hammarstrom, levou o grupo ao setor de RH da Prefeitura, com o objetivo de aproximar o estudante da realidade e colaborar na construção de uma visão sistêmica dos processos no Serviço Público, conhecendo os objetivos, fluxos, formas de arquivamento, a legislação, as modalidades de ingresso no serviço público do município e algumas rotinas de RH.

Segundo os organizadores, os cursistas manifestaram sua satisfação com a visita e disseram poder ter “uma visão mais macro do setor e, percebendo também a complexidade de como é ser servidor de um órgão público, a importância de conhecer a legislação que o ampara e as exigências do setor, as responsabilidades de um servidor público para atender a demanda do público, da sociedade”.

Ao final da visita, os organizadores agradeceram à Prefeitura Municipal de Palmas, nas pessoas colaborativas do Sr. Julio do setor do RH, bem como toda a sua equipe, e do Sr. Felipe do Departamento de Administração, reiterando também a colaboração do IFPR com a sociedade palmense e com o Município.