A Diretoria de Educação a Distância do IFPR realiza a atribuição de ISBN a suas obras – Educação a Distância

Notícias

A Diretoria de Educação a Distância do IFPR realiza a atribuição de ISBN a suas obras

Publicado em

Copiado!

A Diretoria de EaD/IFPR recebeu na quinta feira, 04 de maio,  os números de ISBN das obras produzidas para os cursos da rede e -Tec Brasil. Desde que o EaD iniciou a produção de livros, a regularização dessas obras com o ISBN não estava sendo possível devido a vários fatores.

” Essa ação sempre foi um sonho da EaD, que por diversos fatores sempre encontrou barreiras para executar” afirmou o professor Marcos Barbosa, atual Diretor Geral da EAD, reforçando que foi ” uma conquista do esforço e empenho de toda a equipe do Design Educacional da Diretoria de Ensino e Produção de Recursos Educacionais da EaD, que sempre trabalhou com comprometimento, seriedade e valorização do trabalho dos envolvidos na produção de livros pelo EaD/IFPR, antes e depois da Operação Sinapse, da Polícia Federal”.

O Diretor reforçou também que a Diretoria vem trabalhando para fortalecer as ações de planejamento, execução e fortalecimento do EaD no IFPR e, afirma que as demais obras terão o mesmo procedimento, até que todas as obras produzidas tenham sua atribuição de ISBN.

 

O que é o ISBN?

O ISBN – International Standard Book Number – é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora. Ele deve ser atribuído a publicações impressas, softwares e livros eletrônicos, em cada volume com um título ou língua diferente, seja de uma obra única ou de uma coleção, e também para cada reedição. Seu sistema numérico também é convertido em código de barras, a fim de eliminar barreiras linguísticas e facilitar a circulação e comercialização das obras.

Esse sistema de registro permite a interconexão de arquivos e a transmissão e recuperação de dados em sistemas automatizados de acesso internacional, para facilitar e simplificar a busca e a atualização bibliográfica.

O sistema ISBN é controlado pela Agência Internacional do ISBN, cuja missão é orientar, organizar e delegar poderes a agências nacionais designadas em cada país.

No Brasil, a Fundação Biblioteca Nacional passou, desde 1978, a representar a Agência Brasileira, e é nesta instituição que é atribuído o número de identificação aos livros editados no país, de acordo com o que prevê a Lei do Livro – Lei n° 10.753, de 30 de outubro de 2003, que Institui a Política Nacional do Livro.

Topo