Estudantes do Curso Técnico em Segurança do Trabalho realizam visita técnica à Usina de Salto Osório – Educação a Distância

Os estudantes do Curso Técnico em Segurança do Trabalho ofertado a distância pelo Campus Quedas do Iguaçu do IFPR realizaram, no último dia 03 de junho, uma visita técnica à Usina de Salto Osório. A visita teve por objetivo conhecer as dependências da usina, conhecer seus projetos ambientais, receber informações sobre como funciona a segurança do trabalho na empresa e conversar com seus técnicos de segurança do trabalho.

Ao mesmo tempo em que contempla um dos requisitos do curso, na disciplina de Seminários Locais, essa troca de informações também foi muito importante para que os estudantes levem para sua vida pessoal e profissional essa vivência que contextualiza a teoria estudada no curso à prática profissional.

Segundo a professora Lily Any Pillareck “Como professor presencial notei que a visita técnica proporcionou aos estudantes muitos conhecimentos. Puderam, por meio dela, conhecer um pouco da segurança do trabalho aplicada no dia a dia do trabalhador e ter conhecimento do uso de alguns métodos e equipamentos. A empresa visitada considera a segurança em primeiro lugar, e os estudantes tiveram acesso aos mais variados locais da usina para verificar quais os riscos e quais os procedimentos adotados para bloquear os possíveis acidentes”.

Além da professora Lily, o estudante Ediandro Luis de Paula também demonstrou sua satisfação com a visita técnica e registrou que  “Já era um desejo de conhecer a Usina Salto Osório, sua estrutura e seu funcionamento, […] a sua geração de energia é de suma importância, e também a preservação da natureza dos arredores da sua estrutura e pela trajetória do rio. Percebi em nossa visita como os funcionários tem todo um cuidado com os visitantes e principalmente com a estrutura da Usina, o empenho deles na prevenção e como seguem todos os regulamentos da empresa. A parte da segurança é extremamente eficaz, sendo cumprida rigorosamente  e nos demonstrando que é possível colocar em prática o que está escrito nas NR’s. […]Agradeço ao IFPR em geral, por estar me dando a oportunidade de me qualificar na área da segurança do trabalho e estendendo meus agradecimentos a equipe da Engie, que nos proporcionou uma manhã repleta de ensinamentos.” relata Ediandro.

A estudante  e Daniele Cristina de Souza complementa que  “Foi ótima a visita, local organizado, muito bem sinalizado, o técnico em segurança do trabalho que nos acompanhou mostrando as instalações da usina foi de grande ajuda para sanar varias dúvidas, um local amplo que se utiliza vários tipos de EPIs, tem ordens de serviço, todo o critério para poder realizar uma atividade, por exemplo, numa parada de máquina, A usina tem alto nível na questão de segurança, investe em treinamentos para todos os funcionários, tem trabalhos em altura onde todos testam seus equipamentos antes de realizar o trabalho necessário. Daniele também pensa que as explicações e as respostas a todas as perguntas feitas ao técnico de segurança foram ótimas , o que contribuiu para que os visitantes aprendam aprender muito mais, obtendo contato com as práticas de Segurança do Trabalho no ambiente da empresa, para entender mais ainda porque elas existem e porque são aplicadas.

Programa de visita Usina Hidrelétrica Salto Osório

Em parceria com outras entidades, a Companhia mantém programas estruturados para visitações de estudantes, pesquisadores e turistas às usinas de seu parque gerador, apresentando como funcionam os empreendimentos e os programas socioambientais desenvolvidos. O Programa é complementado por apresentações em escolas e outros locais comunitários, versando sobre os mesmos temas, com ênfase em educação ambiental. Em 2014, mais de 90 mil pessoas participaram do Programa.

Contato (46) 3559-8163

Fonte: https://www.engieenergia.com.br/wps/portal/internet/sustentabilidade/comunidade/programa-de-visitas