Estudantes do Técnico em Meio Ambiente EaD realizam visita ao Parque Estadual de Vila Velha – Educação a Distância

Notícias

Estudantes do Técnico em Meio Ambiente EaD realizam visita ao Parque Estadual de Vila Velha

Publicado em

Copiado!

No sábado dia 10 de junho, os estudantes do Curso Técnico em Meio Ambiente ofertado a distância pelo IFPR nos Campi Pinhais, Irati e Piraquara tiveram a oportunidade de vivenciar na prática as aulas que tiveram durante o período do Curso. Eles realizaram visita técnica ao Parque Estadual de Vila Velha, como parte das atividades referentes ao Seminário Temático de Conclusão do Curso.

O evento, idealizado pelos Professores Presenciais Dallas Walkiria, da Telessala Pinhais, e  Douglas Gebeluka  da Telessala Irati, teve  como guias os alunos do Campus Irati Jonas Luiz Grossi, José Heron Goulart e Élder Portella, que são Policiais Ambientais da região.  Além dos professores Dallas e Douglas, também o professor Jonas Bianchin de Piraquara acompanhou os cursistas do seu polo durante a visita.

Segundo a professora Dallas Walkiria, “A visita ao Parque Estadual de Vila Velha nos permitiu conhecer uma unidade de conservação e os vários aspectos sobre a formação rochosa da área, […]. Os nossos estudantes tiveram a oportunidade conhecer de perto os Arenitos, que são formações rochosas de variadas formas, as Furnas, com suas grandes crateras com uma vegetação exuberante e lençóis subterrâneos  e a Lagoa Dourada, onde no fundo se encontra uma quantidade de mica que, ao refletir a luz do sol do entardecer, suas águas ganham uma coloração dourada”. A professora ainda complementa que a atividade foi, de fato, uma oportunidade para o estímulo de todos os envolvidos – estudantes e  professores, e também permitiu uma visualização mais próxima da geografia paranaense (o Parque Estadual e suas ruínas).

As estudantes Patrícia Cardoso e Clotilde Cassero comentaram sobre a visita que realizaram. Segundo Patrícia, “Uma visita inesquecível e que recomendo a todos aqueles que assim como eu, adoram estar em contato com a natureza”, Clotilde complementa “A nossa visita nesse local maravilhoso e real aconteceu com responsabilidade e compromisso visando à importância em valorizar o meio ambiente em que vivemos.  Através dos professores e profissionais de melhor qualidade percebemos que neste santuário da natureza nos permitimos apreciar ainda mais o que buscamos em nossos estudos, em nosso curso, que é valorizar o meio em que vivemos”.

 

O Parque Estadual de Vila Velha

Considerado o principal atrativo Natural de ponta Grossa, esta Unidade de Conservação é composta por três principais elementos: Arenitos, que são formações rochosas que apresentam formas variadas, como a taça, o camelo, e outras, também as Furnas, que se caracterizam por grandes crateras com vegetação exuberante e água no seu interior (lençol subterrâneo) e também a Lagoa Dourada, que possui este nome por ter o fundo misturado com mica que faz com que suas águas fiquem com uma coloração dourada quando reflete a luz do Sol ao entardecer.

O Parque Estadual de Vila Velha, que durante os anos de 2002 e 2004 esteve em processo de revitalização, teve algumas de suas áreas recuperadas. Todos os passeios são feitos por trilhas e acompanhados de guias do próprio parque.

Tombado pelo Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado em 1966, abriga uma fauna variada: lobos-guará (já raros), jaguatiricas, quatis, gatos-do-mato, cachorros-do-mato, iraras, furões, catetos, veados, tatus, pica-paus, pombas, perdizes, tamanduás-bandeira e mirins, diversos tipos de aves, entre outros.

A responsabilidade administrativa do parque é do IAP (Instituto Ambiental do Paraná).

O acesso se dá pela rodovia BR 376 (Ponta Grossa -Curitiba), Km 28 a partir de Ponta Grossa, saída pela Av. Visconde de Mauá ( Oficinas) ou Av. Visconde de Taunay (Ronda).

Para mais informações:

Telefone: (41) 3213-3832/3819 / (42) 3228.1138

https://www.pontagrossa.pr.gov.br/parque-estadual-vila-velha

 

Topo