Página Inicial » Notícias » Publicado o edital para o Processo Seletivo IFPR/EAD 2017

Publicado o edital para o Processo Seletivo IFPR/EAD 2017

Thursday, 14 de September de 2017 - 8:17 PM

Foi publicado nesta quinta-feira (14) o edital para o Processo Seletivo IFPR/EAD 2017. As inscrições começam na segunda-feira (18) e seguem até o dia 15 de outubro. Serão ofertadas 6080 vagas em cursos técnicos subsequentes, distribuídos em 39 polos localizados em municípios dos estados do Paraná e de São Paulo. Não há taxa de inscrição e os cursos são totalmente gratuitos.

Os cursos ofertados são os de Logística; Agente Comunitário de Saúde; Administração; Meio Ambiente; Serviços Públicos e Segurança do Trabalho e estão disponíveis de acordo com o polo – há polos que oferecem todos eles e outros que oferecem apenas alguns.

Podem se inscrever os candidatos que já possuem o Ensino Médio completo.

As atividades acadêmicas têm início ainda em 2017 e os cursos têm duração de dois anos.

Ambiente Virtual
Os cursos a distância do IFPR utilizam um ambiente virtual de aprendizagem (AVA).Também há encontros presenciais, realizados uma vez por semana de acordo com o calendário acadêmico e com o planejamento de cada curso.

Seleção
A seleção será realizada em uma única etapa, que consiste na avaliação do desempenho escolar dos estudantes durante o Ensino Médio nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática.

Inclusão social
Como também ocorre nos cursos presenciais do IFPR, 60% das vagas são reservadas para estudantes de escolas públicas; 10% para candidatos autodeclarados pretos ou pardos; 5% para indígenas e 5% para pessoas com deficiência. Os 20% restantes são destinados à concorrência geral.

Informações sobre a reserva de vagas estão disponíveis na matéria “Processo Seletivo IFPR 2018: entenda como é feita a reserva de vagas” http://reitoria.ifpr.edu.br/?p=158411 (as normas e procedimentos para a reserva de vagas no IFPR são as mesmas tanto para os cursos presenciais quanto para os cursos a distância).

Municípios
Os cursos técnicos subsequentes a distância do IFPR são viabilizados por meio de parcerias com entidades parceiras nos municípios (na maioria dos casos esses parceiros são as prefeituras).

Os polos (municípios) com vagas abertas são Apucarana; Araucária; Bom Sucesso; Capanema; Chopinzinho; Coronel Vivida; Curiúva; Doutor Ulysses; Espigão Alto do Iguaçu; Floraí; Francisco Beltrão; Foz do Iguaçu; Guaraqueçaba; Iguatu; Ilha Comprida (SP); Imbaú; Jaguariaíva; Itaperuçu; Matinhos; Mandirituba; Mangueirinha; Medianeira; Nova Olimpia; Palmital; Planalto; Palmeira; Pontal do Paraná; Querência do Norte; Santa Helena; São João do Ivaí; São João do Triunfo; Siqueira Campos; Sapopema; Tapejara; Tibagi; Telêmaco Borba e Turvo.

Cursos presenciais
Além dos cursos à distância, continuam abertas até o dia 08 de outubro as inscrições para os cursos presenciais do IFPR. No total, são mais de cinco mil vagas em cursos técnicos e superiores ofertados em 24 cidades onde o Instituto possui campi. Informações sobre os cursos presenciais estão disponíveis na página principal do IFPR. www.ifpr.edu.br

« « Classificação Diretoria de Educação a Distância – Edital Nº 013/IFPR de 14/08/2017   Oitava convocação Chamada Pública 01-2017 » »