APROVEITAMENTO DE ESTUDOS ANTERIORES – Educação a Distância
APROVEITAMENTO DE ESTUDOS ANTERIORES

Atualizado em

O que é?

O Aproveitamento de Estudos Anteriores compreende o processo de aproveitamento de componentes curriculares(disciplinas) cursados com êxito em outro curso de educação profissional técnica de nível médio.

Quais são os critérios para sua utilização?

– Consulte o Projeto Pedagógico de seu Curso (disponível no menu “Nossos Cursos”, na página da EaD/IFPR) e verifique se existe correspondência entre a ementa do componente curricular(disciplina) que você pretende solicitar o aproveitamento e a ementa do componente curricular(disciplina) que você já concluiu em estudos anteriores.– Verifique se a carga horária concluída no componente curricular do curso anterior não é inferior a 75%  (setenta e cinco por cento) daquela indicada na disciplina do curso do IFPR.

ATENÇÃO: É vedado o aproveitamento de estudos entre níveis diferentes, ou seja, componentes curriculares(disciplinas) de cursos de graduação ou pós-graduação não podem ser aproveitados para cursos técnicos de ensino médio.

O que devo fazer para solicitar o Aproveitamento de Estudos ?

– ACESSE o link SOLICITAÇÃO DE APROVEITAMENTO DE ESTUDOS ANTERIORES, preencha o formulário e anexe os documentos.

– Você deverá enviar um arquivo contendo os seguintes documentos: o histórico escolar completo e atualizado da instituição de origem e a ementa do componente curricular(disciplina), vistados pela instituição de ensino de origem, que deverá ser credenciada pelo MEC. Para cada componente curricular que você solicitou o aproveitamento, deverá constar os documentos em anexo.

Como obter os documentos necessários para fazer a solicitação de Aproveitamento?

• HISTÓRICO ESCOLAR:

1.1 Se o seu curso anterior for do IFPR, acesse o tutorial:

Tutorial_Aluno_Histórico IFPR

Além desta opção você pode solicitar o seu histórico escolar através do e-mail:

secretaria.ead@ifpr.edu.br

1.2 Se o seu curso anterior for de OUTRA INSTITUIÇÃO, você deverá solicitar o histórico escolar no estabelecimento de ensino em que concluiu seus estudos.

• EMENTA (S):

2.1 Se o seu curso anterior for do IFPR, você poderá obter a(s) ementa(s) das seguintes formas:

• Cursos Técnicos 2017-2020

Projeto Pedagógico Curso Técnico em Administração

Projeto Pedagógico Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde

Projeto Pedagógico Curso Técnico em Logística

Projeto Pedagógico Curso Técnico em Meio Ambiente

Projeto Pedagógico Curso Técnico em Segurança do Trabalho

Projeto Pedagógico Curso Técnico em Serviços Públicos

Projeto Pedagógico Curso Técnico em Vendas

Obs.: selecione as ementas que utilizará para o aproveitamento e prepare-as para anexar à sua solicitação

• Cursos anteriores a 2015:

Entrar em contato com pedagogico.ead@ifpr.edu.br

2.2 Se o seu curso anterior for de OUTRA INSTITUIÇÃO, você deverá solicitar a(s) ementa(s) no estabelecimento de ensino em que concluiu seus estudos.

Como será feita a avaliação?

– A Comissão Central realizará a análise e elaborará o parecer.

– Será verificada a correspondência entre as ementas e a carga horária dos componentes curriculares (disciplinas) realizados no curso anterior com as informações presentes no Projeto Pedagógico do Curso do IFPR.

-Se necessário, poderá ser aplicada avaliação teórica e/ou prática que comprove a apropriação dos conteúdos a serem aproveitados.

Informações importantes:

– O período de solicitação pelo estudante é de 23/11/2020 a 12/02/2021.

– Após a divulgação do resultado final, você terá 2 (dois) dias para pedir revisão do processo.

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.