Página Principal » Cursos Técnicos » Meio Ambiente

Meio Ambiente

Curso Técnico em Meio Ambiente – 2017

Educação Profissional de Nível Técnico

Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde

Resolução de Criação: nº 59/2010

Oferta: 2017

Duração: 24 meses

Carga Horária total do curso: 1.264 horas

Modalidade:  a distância

Forma de oferta: Subsequente

 

Documentos

Projeto Pedagógico do Curso*

* No Projeto Pedagógico do Curso estão presentes informações sobre: organização do curso,matriz, ementas, entre outras.

 

Resolução do Curso

Resolução N° 59/10

 

 

Objetivo do Curso:

Objetivo Geral

O Curso Técnico em Meio Ambiente busca formar profissionais com uma visão técnico-científica ampla e atualizada, nas bases e formas da gestão do meio ambiente e do uso sustentável dos recursos naturais. Para tanto, o curso oferece um percurso formativo que busca unir sustentabilidade e desenvolvimento de modo a contribuir para o crescimento da sociedade com respeito ao meio ambiente.

Objetivos Específicos

Propiciar maiores oportunidades de qualificação de profissionais na área ambiental;

 

Perfil do/a Egresso/a:

O Técnico em Meio Ambiente é o profissional com visão sistêmica do meio ambiente, e atua buscando soluções para os conflitos gerados pela interação do homem com o ambiente. Tem habilidades de comunicação e de trabalho em equipe multidisciplinar, atuando em ambientes naturais, urbanos e rurais, nas esferas: pública, privada ou em organizações não governamentais. Age com ética profissional, sustentabilidade, flexibilidade e responsabilidade socioambiental. Atua em atividades ligadas às questões ambientais, possuindo uma formação que estimula o desempenho de ações que visam à preservação do meio ambiente, respeitando a cultura e a história local.

Este profissional sabe fazer uso racional dos recursos naturais; executa planos de ação e manejo destes recursos de forma crítica, criativa e sustentável, bem como estabelece controle e tratamento dos resíduos poluentes gerados pelas atividades humanas, contribuindo para o desenvolvimento de projetos e ações que visam diminuir as desigualdades sociais, através da educação e da inserção das comunidades nas atividades produtivas sustentáveis.

De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (Resolução CNE/CEB nº. 1/2014), são atividades do profissional técnico em Meio Ambiente: a coleta, o armazenamento e a interpretação das informações, dados e documentações ambientais; a colaboração na elaboração de laudos, relatórios e estudos ambientais; o auxílio na elaboração, acompanhamento e execução de sistemas de gestão ambiental; a atuação na organização de programas de educação ambiental, de conservação e preservação de recursos naturais, de redução e de reciclagem; a identificação das intervenções ambientais, análises de suas consequências e operacionalização da execução de ações para preservação, conservação, otimização, minimização e remediação dos seus efeitos.

 

Campo de atuação:

Instituições de assistência técnica, pesquisa e extensão rural. Estações de tratamento de resíduos. Profissional autônomo. Empreendimento próprio. Empresas de licenciamento ambiental. Unidades de conservação ambiental. Cooperativas e associações.

 

Mais informações clique em Quero ser Estudante

 

 

« « Logística   Multimeios Didáticos » »