Oferta 2017 – Educação a Distância

Oferta 2017

Atualizado em

Copiado!

Curso Técnico em Segurança do Trabalho – 2017

Eixo Tecnológico: Segurança

Resolução de Criação: nº 58/2010

Oferta: 2017 (em andamento)

Duração: 24 meses

Carga Horária total do curso: 1264 horas

Modalidade:  a distância

Forma de oferta: Subsequente

Documentos

Projeto Pedagógico do Curso*

* No Projeto Pedagógico do Curso estão presentes informações sobre: organização do curso,matriz, ementas, entre outras.

Resolução do Curso

Resolução N° 58/10

Objetivo do Curso:

  • Oportunizar as aprendizagens necessárias para a formação de profissionais de nível técnico em segurança do trabalho, que atuem em ações prevencionistas nos processos produtivos, com auxílio de métodos e técnicas de identificação, avaliação e medidas de controle de riscos ambientais de acordo com normas regulamentadoras e princípios de higiene e saúde do trabalho.
  • Capacitar o estudante para desenvolver ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho, na orientação ao uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC); no desenvolvimento de atividades de coleta e organização de informações de saúde e de segurança no trabalho, e execução do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA); investigação, análise de acidentes e recomendações de medidas de prevenção e controle, contribuindo para a melhoria das relações interpessoais no ambiente de trabalho, sobretudo na aquisição de conhecimentos científicos, tecnológicos e humanísticos que permitam participar de forma responsável, ativa, crítica e criativa da vida em sociedade, na condição de técnico cidadão.
  • Possibilitar ao estudante sua participação social e a formação crítica para “ser coletivo” contribuindo socialmente, diferenciando o público do privado e identificando seu s pontos de contato, aprendendo a conviver com as diversidades, ser solidário, cooperativo, tudo com o desenvolvimento de competências que auxiliem na construção de sua autonomia e contínua formação.

Perfil do/a Egresso/a:

Com base nas informações do Catálogo Nacional de Cursos Técnico, Resolução CNE/CEB nº 01/2014 e legislações que orientam a profissão do Técnico em Segurança do Trabalho (Lei nº 7.140/1985, Decreto nº 92530/1986, Portaria TEM nº 3.275/1989, Portaria TEM 3.124/1978 e Portaria TEM 262/2008), ao finalizar este curso o profissional de nível técnico deverá atuar cooperativamente em equipes multidisciplinares, obedecendo às normas de organização e segurança. Assim, elencadas as principais atividades deste profissional:

  • Elaborar e implantar política de segurança e saúde do trabalho dentro de instituições públicas e privadas, empresas dos ramos industrial e/ou comercial;
  • Auditar e acompanhar inspeções de segurança, voltados à promoção da segurança e saúde do trabalho, bem como qualidade de vida dos trabalhadores;
  • Prevenir e auxiliar no controle de doenças e acidentes de trabalho; educar por meio de ações, na área de segurança e saúde do trabalho;
  • Elaborar documentos destinados à área de segurança e saúde do trabalho;
  • Analisar procedimentos em acidentes de trabalho com lesão ou danos materiais, promovendo a prevenção de acidentes e/ou doenças profissionais; avaliar a rotina de trabalho e os processos de trabalho, sugerindo medidas e sistemas de proteção coletiva e individual;
  • Planejar o ambiente de trabalho, avaliação, sistemas de segurança, normas e regulamentos internos; programar ações de integração preventivas, palestras, cursos destinados à diminuição de acidentes, controle de sinistros, relações interpessoais e produção com vistas à melhoria do ambiente de trabalho; Apresentar às chefias e trabalhadores formas de ação que interajam com vários setores, controlando eventos acidentais; usar estratégias que enfoquem a prevenção para conscientizar trabalhadores; preceituar valores de segurança, integrando-os à qualidade do trabalho, ao meio ambiente, à produção e ao controle de despesas nas empresas.

Campo de atuação:

Indústrias. Hospitais. Comércios. Construção civil. Portos e aeroportos. Centrais de logística. Instituições de ensino. Fabricação e representação de equipamentos de segurança. Empresas e consultorias para capacitações em segurança do trabalho.

Mais informações clique em Quero ser Estudante

Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.