Página Principal » Menu Institucional » O Instituto

O Instituto

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) é uma instituição pública federal de ensino vinculada ao Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC). É voltada a educação superior, básica e profissional, especializada na oferta gratuita de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades e níveis de ensino.

A instituição foi criada em dezembro de 2008 através da Lei 11.892, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e os 38 institutos federais hoje existentes no país. Com a Lei em vigor, a Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (ET-UFPR) foi transformada no IFPR, que hoje possui autonomia administrativa e pedagógica.

Atualmente, a instituição atende mais de 40 mil estudantes nos cursos de modalidade presencial e a distância. Em 2013, o IFPR oferece à comunidade paranaense 76 cursos técnicos presenciais, 10 cursos técnicos na modalidade a distância, 17 cursos superiores presenciais, um curso superior na modalidade a distância, um curso de especialização na modalidade presencial e três cursos de especialização na modalidade a distância.

O IFPR está presente nas cidades:

1. Assis Chateaubriand

2. Campo Largo

3. Cascavel

4. Curitiba

5. Foz do Iguaçu

6. Irati

7. Ivaiporã

8. Jacarezinho

9. Londrina

10. Palmas

11. Paranaguá

12. Paranavaí

13. Telêmaco Borba

14. Umuarama

15. Pinhais (Em fase de implantação – 3ª fase de ampliação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica)

16. Pitanga (Em fase de implantação- 3ª fase de ampliação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica)

17. União da Vitória (Em fase de implantação- 3ª fase de ampliação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica)

18. Jaguariaíva  (Em fase de implantação- 3ª fase de ampliação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica)

19. Colombo (Em fase de implantação- 3ª fase de ampliação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica)

20. Capanema (Em fase de implantação- 3ª fase de ampliação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica)

Além dos câmpus, o IFPR está implantando as Unidades de Educação Profissional (UEPs). São unidades especializadas na oferta de ensino técnico, cursos de formação inicial e continuada e de Educação a Distância, atendendo prioritariamente as ações que integram o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Vinculadas aos câmpus, as UEPs do IFPR estarão presentes em oito municípios: Astorga, Goioerê, Quedas do Iguaçu, Coronel Vivida, Barracão, Bandeirantes, Guaíra e Lapa.

Dentro do plano de expansão da educação profissionalizante proposto pelo Governo Federal, o Instituto Federal do Paraná pretende ampliar sua atuação e a estimativa, até o término da expansão, é oferecer 20 mil vagas presenciais e 50 mil na modalidade de Educação a Distância (EaD).

« « Editais 2014   EaD » »