Reunião na DSEaD decide espaço para implementação do AFD – Educação a Distância

DSEaD

Reunião na DSEaD decide espaço para implementação do AFD

Publicado em

Copiado!

No dia 27 de maio de 2019, reunidos o Diretor da EaD e os Pró-Reitores de Administração e Gestão de Pessoas,  Prof. Marcos Barbosa, Carlos Zanatta e Eliane Mesquita, respectivamente – e suas equipes decidiram alojar na sede da Diretoria Sistêmica de Educação a Distância e “força-tarefa” de implantação do Assentamento Funcional Digital. Com o AFD, documentos funcionais de toda a trajetória dos servidores serão disponibilizados em ambiente digital, facilitando o acesso para os próprios servidores, para a Progepe, e para as instituições que precisam destes documentos para fiscalização. A sede abrigará a equipe que fará a implantação, que envolve os procedimentos de gestão de documentos digitais para as atividades diárias, a normatização das etapas de preparação e digitalização dos documentos analógicos que já estão nas pastas funcionais.

Sobre o AFD                              

O Assentamento Funcional Digital se trata de um programa do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, obrigatório para todos os órgãos do Poder Executivo, que tem como objetivo reunir os documentos relativos a vida funcional dos servidores públicos federais em um Repositório Digital Centralizado, para facilitar o acesso para os servidores, para as unidades de gestão de pessoas e para os órgãos de controle, contribuindo na preservação de direitos, na transparência dos atos e na eficiência da administração.

O AFD é regulamentado pela Portaria MPDG n° 9/2018 e prevê a inclusão de todos os documentos digitais e não digitais gerados a partir de 01/07/2016. O AFD também deverá receber os documentos gerados após a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no IFPR. Os documentos do AFD serão inseridos no módulo dedicado a essa finalidade no Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal, o Sigepe.

Topo