Alunos do Curso de Meio Ambiente realizam visita técnica aos Mananciais da Serra em Piraquara – Educação a Distância

Com o objetivo de agregar mais conhecimento aliado à pratica na área de Meio Ambiente, os alunos do Curso Técnico de Meio Ambiente ofertado a distância pelo IFPR no Câmpus Pinhais realizaram, no último mês de abril, visita técnica ao CEAM- Centro de Educação Ambiental Mananciais da Serra, em Piraquara. Esta Área de Proteção Ambiental (APA) de Piraquara é considerada área de especial interesse Turístico (AEIT) e reserva da biosfera da Mata Atlântica, e faz parte do Sistema Integrado de Abastecimento de Curitiba e Região Metropolitana.

Segundo a professora Dallas Walkiria “A Visita aos Mananciais da Serra nos permitiu conhecer de perto as fontes de captação de água que compõem o Sistema Integrado de Abastecimento de Curitiba e Região Metropolitana e a sua importância para a sociedade e o meio ambiente. A Educação ambiental se fez presente todo o tempo durante a visita guiada. É possível verificar que a conservação ambiental da APA assegura a qualidade da água. Outro ponto forte é o contato direto com a Mata Atlântica (Fauna e Flora)”.

As alunas Patrícia Cardoso e Clotilde Cassero manifestaram sua satisfação com a visita, “Conhecer a APA de Piraquara, que abriga importantes represas de propriedade da Sanepar, que juntas correspondem pela maior parte do abastecimento da Cidade de Curitiba e Região Metropolitana, deve fazer parte do currículo escolar de todos os alunos da região, pois, no contato com tamanha intervenção do homem na natureza, realizada de forma que os impactos causados ao meio ambiente são equilibrados e minimizados, é possível promover a sensibilização dos visitantes sobre a importância de conservação de um dos recursos essenciais para sobrevivência humana: a água”, relata Patrícia. A aluna Clotilde complementa: “A visita que realizamos ao Centro de Educação Ambiental Manancial da Serra em Piraquara foi muito importante para o nosso conhecimento e bastante proveitoso. As Informações sobre a importância da Barragem e a preservação da Mata Atlântica. Aprendemos a valorizar a importância da água em nossas vidas”.

O CEAM-SANEPAR

O Centro de Educação Ambiental Mananciais da Serra é mantido pela Unidade de Serviço de Produção da Sanepar – USPD, com o objetivo de promover atividades de educação ambiental. Está localizado no município de Piraquara, junto à Barragem do Rio Cayuguava, e promove atividades de sensibilização e orientação ambiental, ao trabalhar temas relacionados à água, ao uso do solo, à importância da manutenção da mata ciliar, aos biomas, à sustentabilidade e à preservação das nascentes.

O local possui um pequeno auditório, salas com exposições temáticas permanentes sobre o Patrimônio Natural e Histórico da Região, hortas, estufa e colmeias, e está aberto à visitação e pesquisas sob autorização, com prioridade a escolas.

Contato: mananciaisdaserra@sanepar.com.br

Fonte: https://mananciaisdaserrapr.blogspot.com.br