Futuros Técnicos em Meio Ambiente visitam a Cepaf – EPAGRI – Educação a Distância

Futuros Técnicos em Meio Ambiente visitam a Cepaf – EPAGRI

Estudantes do curso Técnico em Meio Ambiente na modalidade EAD ofertado pelo IFPR Campus Palmas visitaram o Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar Cepaf da Epagri, em Chapecó(SC).

Com o intuito de proporcionar aos estudantes a experiência com a vivência na prática de algumas das atividades desempenhadas pelo profissional. A visita aconteceu, durante todo o sábado (06/05), pela manhã os acadêmicos participaram de palestras que abordaram as principais características do estado quanto as características do agricultor Catarinense, a diversificação da produção, as condições climáticas e geográficas, a contextualização dos principais projetos e programas de pesquisa na área da agricultura familiar e a piscicultura.

No período da tarde os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o laboratório de solos, onde puderam observar quais os procedimentos e análise realizadas em uma análise. A maioria dos estudantes teve o primeiro contato com alguns utensílios e máquinas de altas tecnologias de análise de solo. Depois o grupo de estudantes visitou à Estação Meteorológica, onde com explicações do Engenheiro Agrônomo Leandro, onde  puderam compreender o funcionamento dos aparelhos meteorológicos e as relações das informações meteorológicas com a produção vegetal e com a vida dos cidadãos.

Dentre um local e outro, os estudantes puderam observar os experimentos realizados no Centro, sempre contando com as explicações do prof. Leandro. Após a visita todos retornaram a suas residências cheios de histórias para contar. Para o aluno Giovanni Miguel “ A visita a Epagri abriu novos horizontes aos futuros Técnicos em Meio Ambiente com relação ao material disponível para pesquisas de solo, meteorologia e oportunidades de plantio de espécies que não são típicas da região”. Ele destaca ainda que a visita foi de grande importância profissional, já que a turma é compostas por vários profissionais desde educadores, engenheiros, profissionais liberais de diversas áreas.
A visita técnica foi organizado pelo Coordenador do curso Jean Carlos Gentilini e a professora tutora Alexandra da Rocha Gomes.