Instituto Federal do Paraná Marca do IFPR I NS TIT U T O F EDER A L Paraná Educação a Distância
Início Notícias IFPR DIVULGA AÇÕES PARA RETOMADA DA OFERTA DE CURSOS SUSPENSOS

IFPR DIVULGA AÇÕES PARA RETOMADA DA OFERTA DE CURSOS SUSPENSOS

Publicado em

A Diretoria de Desenvolvimento de Educação a Distância da Pró-Reitoria de Ensino do IFPR  – DDEaD/Proens, divulgou as ações em andamento para a retomada se cursos da oferta 2020, cujo processo seletivo é regido pelo Edital 77/2019 e suas alterações.

Através da publicação do Edital 130/2022, que retifica o Edital 77/2019, são iniciadas as providências para a retomada da oferta, com algumas modificações no projeto inicial.

Entenda o contexto: 

Essa oferta teve seus cursos iniciados no AVA IFPR em 2020, e foi suspensa quando os editais de seleção de estudantes estavam em sua fase final, nas chamadas de lista de espera e ocupação de vagas remanescentes, devido à descontinuidade de repasse dos recursos financeiros pelo governo federal. Como foi noticiado em 27 de novembro de 2020, outros cursos a distância, da oferta 2019, também foram impactados naquela data. 

Imediatamente, a DDEaD/Proens iniciou, em conjunto com a gestão do IFPR, ações para viabilizar a continuidade da oferta dos cursos suspensos com a utilização de recursos próprios, iniciando pelos cursos da oferta de 2019, que, dessa maneira, foram retomados em 2021,  finalizados em 2022 e cujas formaturas estão em andamento.

Neste ano, a mesma estratégia foi direcionada para a retomada dos cursos da oferta 2020.

As ações para a retomada da Oferta 2020

Dentre as primeiras providências, houve o envio, a estudantes e polos parceiros, de um formulário de levantamento, a fim de subsidiar as equipes com dados para avaliar uma possível retomada dos cursos da oferta 2020.

Os dados obtidos nos levantamentos indicaram que algumas ações são requeridas para que o IFPR possa custear as despesas destes cursos a distância com recursos próprios.

Portanto, foi divulgada a retomada da Oferta de 2020 dos cursos:

Curso Técnico Subsequente em Agente Comunitário de Saúde (CTACS) 

Curso Técnico Subsequente em Logística (CTLOG) 

Curso Técnico Subsequente em Meio Ambiente (CTMA)

Os estudantes matriculados em CTACS, CTLOG e CTMA terão a continuidade das atividades a distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA IFPR, e também das atividades presenciais nos polos (com encontros uma vez por semana, em que são computadas presenças) e das demais atividades previstas nos projetos pedagógicos de cada curso.

Caso os estudantes matriculados não tenham mais o interesse em dar continuidade, as vagas não ocupadas nestes cursos para a retomada da oferta serão destinadas às listas de espera, quando houver, ou a novos editais de vagas remanescentes, se for o caso. 

Também, como parte das ações necessárias, o IFPR comunicou o cancelamento do Curso Técnico Subsequente em Administração (CTADM), da oferta 2020, em todos os polos de EaD do IFPR.

Conforme o Artigo 42 do Edital 77/2019, para que os estudantes matriculados neste curso ainda tenham oportunidade de cursar outra formação, podem optar, se houver interesse, pela transferência de sua matrícula em CTADM para outro curso da mesma oferta. A condição para a transferência de matrícula é que, no curso e polo pretendido, exista vaga disponível e a lista de espera esteja esgotada. Estes estudantes receberão uma comunicação com um formulário para manifestar sua opção.

As vagas dos estudantes matriculados que não responderem ao formulário, até a data limite, com a informação de seu interesse em migrar para outro curso, serão tratadas como desistência e serão destinadas à ocupação de vagas em outros cursos e polos, de acordo com o caso.

É importante enfatizar que o cancelamento refere-se apenas à oferta de CTADM  do processo seletivo de 2020, prevista no Edital de Processo Seletivo  77/2019, e não interfere em ofertas futuras desse curso.

Por fim, a DDEaD/Proens comunicou que os novos cronogramas referentes a CTACS, CTLOG e CTMA serão divulgados em breve pelas coordenações dos cursos, e os editais que tratam das retomadas das chamadas das listas de espera e da ocupação de vagas remanescentes serão publicados nos canais de comunicação institucionais e dos polos parceiros.


Galeria de Fotos

Topo