IFPR inicia campanha de mobilização em defesa da educação pública – Educação a Distância

#SomosTodosEducadores

IFPR inicia campanha de mobilização em defesa da educação pública

O IFPR iniciou, nesta quinta-feira (09), uma campanha de mobilização em defesa da educação pública utilizando o mote #SomosTodosEducadores.  A intenção é de defender a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e demonstrar o impacto social positivo que as ações do Instituto Federal do Paraná tem nas localidades em que está inserido. Para isso, serão evidenciados com um selo os resultados obtidos em ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação realizadas nas 26 cidades em que a instituição está presente no estado.

A sensibilização da opinião pública é essencial para a promoção de uma articulação ampla em prol da educação pública e gratuita, assim como para a reversão do bloqueio de 30% do orçamento das instituições federais de ensino. No IFPR, o bloqueio significa um impacto de R$ 20.895.166,00, o que, em média, corresponde a 36% do orçamento discricionário, em ações como capacitação e funcionamento (custeio, investimento e expansão).

A campanha do IFPR se soma a realizada por outras instituições públicas de ensino, reforçando o compromisso com a qualidade e eficiência no atendimento às demandas da sociedade. Mais do que nunca é preciso conhecer o IFPR para defendê-lo.

Capilaridade

O IFPR possui 25 campi e um centro de referência e atende 30.228 estudantes, sendo 21.396 em cursos técnicos, 6.251 em graduação, 825 em pós-graduação e 1.756 em cursos de formação inicial e continuada (FIC).

O Instituto Federal do Paraná é parte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que contempla 41 instituições e quase um milhão de alunos espalhados pelo país.  A nota oficial do Conifdivulgada nessa quinta-feira, dia 09 de maio,  destaca a dimensão do trabalho realizado pela Rede em prol da educação:

“Mais de 50% dos municípios brasileiros são direta ou indiretamente atendidos pelos 647 campi, além dos nove polos de inovação, implantados em 568 cidades que, aliados às vocações locais, possibilitam conquistas tecnológicas a partir do acesso às diversas modalidades da educação profissional – do ensino técnico de nível médio à pós-graduação, incluindo a formação de professores. Em muitos casos, essas instituições representam a única oportunidade de qualificação profissional da comunidade”.