Congresso da EaD do IFPR – Educação a Distância

Congresso da EaD do IFPR

Congresso da EaD do IFPR

Com a participação dos polos de educação a distância do IFPR no Paraná, evento promoveu, entre outras atividades, a divulgação de intervenções no mundo do trabalho, realizadas pelos estudantes da EaD

Promovido Diretoria Sistêmica de Educação a Distância (DSEaD) e pelo grupo de Pesquisa NIPEAD (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação a Distância), o primeiro Congresso da EaD do IFPR ocorreu  neste fim de semana (9 de novembro), no Campus Curitiba. Com o tema Educação Profissional a Distância: instrumento de transformação, o evento reuniu experiências de intervenções dos estudantes nos diversos polos do Paraná.

Os trabalhos apresentados promoveram transformações na comunidade de suas regiões. Participaram do congresso estudantes dos municípios de Curitiba, Quatro Pontes, Três Barras do Paraná, Wenceslau Braz, Colombo, Pontal do Paraná e Paranaguá, inscritos em dois eixos temáticos: Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Gestão & Negócios. Os trabalhos foram expostos e apresentados aos visitantes no hall do auditório.

Para a líder do Nipead, profa. Vania Carla Camargo, o evento proporcionou a conexão entre as pessoas, e estas participaram ativamente da programação proposta.  “Por meio da educação os indivíduos podem alcançar patamares mais altos de conhecimento, e, assim, transformar a si mesmo e a sociedade, tornando-se mais críticos e empoderados. Com muita alegria a equipe da DSEaD recebeu os congressistas dos cursos EaD do IFPR. Muitos viajaram para participar desse encontro, reunidos pela afetuosidade. Um momento prazeroso de conversas, apresentação de trabalhos, palestras interativas, práticas com oficinas, enfim, um tempo de celebrar e discutir a educação profissional a distância”, destacou.

A programação incluiu práticas por meio de oficinas de Libras, Imagem Pessoal, da Felicidade e de Cartoneras (produção de livros artesanais com material reciclável). Integraram as atividades, as palestras Como mudar o nosso dia a dia, a educação profissional em pauta, proferida pela profa. Maristella Gabardo, e Educação profissional a distância: caminho para a transformação, com Amarildo Pinheiro Magalhães, pró-reitor de Ensino do IFPR. Ainda no evento os congressistas assistiram a apresentações artísticas de teatro, dança e música. E, no encerramento, foram premiados os trabalhos de destaque.

O diretor de Ensino da DSEaD, prof. Nelson Castro Neto, agradeceu aos estudantes, professores, à equipe de trabalho e aos demais presentes. “Foi prazeroso receber todos os participantes que se esforçaram para estrarem próximos. A tecnologia contribui para nossa comunicação, mas neste momento conseguimos expressar nosso carinho por vocês”, disse.

O diretor salientou que ao ingressar no IFPR ficou surpreso com a metodologia e qualidade de ensino do EaD na instituição. “Fiquei impressionado com a atuação do setor pedagógico, dos coordenadores, assessores, professores, com a estrutura e profissionalismo do setor Audiovisual”, pontuou. O prof. Nelson frisou também que este é o primeiro de muitos congressos da EaD que virão. “Aqui, os estudantes puderam divulgar seus trabalhos acadêmicos compartilhando-os com a comunidade científica. O que foi apresentado nesse evento é resultado de um trabalho árduo que não começou agora, por isso fico satisfeito em acompanhar esse processo”.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Paulo Tetuo Yamamoto, parabenizou toda a equipe envolvida na realização do evento. “É com alegria que recebemos os estudantes da EaD no congresso, pois eles contribuem com o desenvolvimento da instituição, por meio de uma modalidade de ensino que possibilita alcançarmos a toda a sociedade paranaense. Com visão no desenvolvimento sustentável, humano, trazemos a missão de entregar à sociedade um desenvolvimento mais igualitário, avançar, melhorar e entregar mais qualidade aos nossos estudantes. Portanto, não medimos esforços para entregarmos educação pública e gratuita de qualidade”, ponderou. O pró-reitor acrescentou que os estudantes da EaD do IFPR fazem parte de uma rede de educação profissional inserida em 655 municípios do país, ou seja, mais de 10% de todos os municípios do Brasil. “Estes estudantes fazem parte de um milhão de estudantes dessa rede federal, aqui no Paraná temos 26 campi instalados, com mais 35 mil estudantes matriculados.”

O Congresso contou ainda com a possibilidade de participação on-line dos estudantes da EaD por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). As atividades do evento podem ser acessadas integralmente. O conteúdo foi previa e especialmente produzido e filmado para este formato de apresentação, podendo ser acessado a qualquer tempo. É a tecnologia de informação e comunicação promovendo a educação no IFPR.

Crédito do texto: Karen Bortolini

Crédito das fotos: Karen Bortolini, Gioconda Ghiggi, Rodrigo Pissetti e Danieli Gomes.