COMUNICADO SOBRE A SUSPENSÃO DE AULAS DA EaD DO IFPR – Educação a Distância

Notícias

COMUNICADO SOBRE A SUSPENSÃO DE AULAS DA EaD DO IFPR

Publicado em

Copiado!

Como é do conhecimento de todos, estamos atravessando um período de isolamento social a fim de minimizar o impacto da pandemia  da COVID-19.

Seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde – OMS, Governo do Paraná, Prefeitura de Curitiba e da Comissão de Acompanhamento e Controle de Propagação do vírus COVID-19 do IFPR, constituída pela Portaria nº 285, de 12 de março de 2020, a Diretoria Sistêmica de Educação a Distância – DSEaD, em consonância com a determinação de suspensão do calendário acadêmico do IFPR, conforme Resolução 02/2020/IFPR, suspendeu as atividades acadêmicas, na modalidade a distância, a partir de 17/03/2020. 

Ainda que grande parte do conteúdo pedagógico seja disponibilizado por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), é preciso considerar que a metodologia de ensino, para os cursos técnicos, prevê as atividades realizadas presencialmente nas telessalas, inclusive, em atendimento à legislação atual. Entendemos que os encontros presenciais, nos cursos técnicos, são essenciais para a plena aprendizagem e o atendimento aos objetivos educacionais da nossa modalidade de ensino. 

Mediante  pesquisa elaborada pela Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão da DSEaD, com o intuito de averiguar a conectividade dos(as) discentes matriculados(as) em cursos técnicos subsequentes na modalidade a distância,  verificou-se significativa limitação de acesso, sendo que 40,39% acessam o AVA e e-mail pelo celular, com limites de tráfego de dados. Neste período, uma parcela de estudantes entrou em contato informando que neste momento não podem garantir conexão à internet por um período estendido, pois não saberiam como custear a contratação desse serviço. Além disso, alguns estudantes destacaram a importância dos momentos presenciais para discussão e construção do conhecimento. 

Aliado a estes fatos, nesse momento é preciso colaborar com as medidas de isolamento social, sendo uma forma de enfrentamento à pandemia da COVID-19, de maneira a não haver risco de contaminação para nossos estudantes, seus familiares e suas comunidades.

Dessa maneira, a suspensão que foi iniciada no dia 17 de março será ampliada  até o dia 30 de abril. 

Veja a seguir a mensagem do Reitor do IFPR, Professor Odacir Antonio Zanatta, e leia o teor das comunicações oficiais.

 

Vídeo Mensagem do Reitor do IFPR

 

Resolução 02/2020 de 16/03/2020 – Suspende as atividades acadêmicas a partir de 17/03/2020.

Resolução 04/2020  de 30/03/2020 – Prorroga o prazo da suspensão das atividades acadêmicas até 30/04/2020

 

 

 

Topo