NOTA DE ESCLARECIMENTO – Educação a Distância

A Diretoria Sistêmica de Educação a Distância – DSEaD/IFPR vem esclarecer a toda comunidade interna e externa, e principalmente aos estudantes regulares e aos candidatos inscritos no Processo Seletivo em curso, que os cursos técnicos, ofertados e em andamento, se encontram suspensos. O Instituto Federal do Paraná decidiu por suspender suas atividades acadêmicas, seguindo as recomendações da Comissão de Acompanhamento e Controle de Propagação da Covid-19, constituída pela Portaria nº 285, de 12 de março de 2020. A suspensão começou na terça-feira, 17 de março, estendendo-se até 30 de abril de 2020 (Resolução nº 04), e inclui as atividades administrativas presenciais, no âmbito do IFPR, as quais serão realizadas somente por trabalho remoto.

NOVOS CAMINHOS:  CURSOS TÉCNICOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM 2020

O site do MEC/Novos Caminhos, a fim de publicizar a oferta de Educação Profissional Técnica (EPT), divulgou recentemente as ofertas de vagas  para cursos técnicos e de qualificação profissional de toda a Rede de Educação Profissional.

Informamos que já iniciamos os cursos das vagas consideradas na adesão/pactuação com o Programa Novos Caminhos, no estado do Paraná. A adesão ocorreu em 2019, para o lançamento dos cursos referentes ao ano de 2020, e sua consolidação se deu no IFPR por intermédio do Edital nº 77/2019 (retificado pelos editais 93/2019 e 01/2020), divulgado em 27 de novembro de 2019. Foram 8.230 vagas, distribuídas entre os cursos técnicos em ADMINISTRAÇÃO, AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE, LOGÍSTICA e MEIO AMBIENTE, no estado do Paraná.

Para esse processo seletivo, as inscrições foram encerradas em 24 de janeiro de 2020, com mais de 24 mil inscritos, que, após a fase das bancas de validação das cotas, já realizada, serão selecionados para as vagas por meio  de sorteio público.

No entanto, como foi noticiado no dia 18 de março de 2020, o calendário acadêmico institucional, bem como o cronograma do processo seletivo do Edital 77/2019 foram temporariamente suspensos devido às ações de prevenção de contaminação pelo coronavírus. Reforçamos que esta suspensão foi necessária, pois o sorteio de vagas demanda trabalho presencial de vários servidores e colaboradores, o que, assim como o acompanhamento de estudantes nos polos, seja para as aulas presenciais ou para as matrículas dos novos estudantes, provocaria  aglomeração de pessoas, situação inviável para o momento.

Plataforma Novos Caminhos

O Programa Novos Caminhos visa o aumento de matrículas na Educação Profissional e Tecnológica, e lançou recentemente a Plataforma Novos Caminhos, o portal onde o  Ministério da Educação reuniu as informações de todas as oportunidades disponíveis aos estudantes do Brasil. Para consultar, basta acessar o link:

portal/mec.gov.br/novoscaminhos/oportunidades